domingo, 26 de fevereiro de 2012

Como sua escola deve se preparar para enfrentar o "Bullying"?

I - “Bullying no Ambiente Escolar”

Release: O bullying é um fenômeno que cresce de forma intensa e preocupa as escolas e os seus
profissionais. Assusta os alunos e seus familiares, bem como as autoridades e a sociedade de uma
forma geral. Seus efeitos negativos comprometem o processo de aprendizagem e de socialização
e, sobretudo, a saúde mental de muitos estudantes que suportam calados as diversas formas de
abusos a que são submetidos. Apelido humilhante, ameaça, perseguição, zombaria, calúnia,
difamação, tanto no mundo real quanto no virtual são algumas formas de ataques bullying.
Como a escola e a família podem desenvolver estratégias preventivas?

II – “Sete ferramentas para Educar Melhor”

Release: Educar num mundo em constante transformação é um grande desafio. A família
ausente, a falta de limites, a permissividade, a intolerância, o preconceito, a insensibilidade, são
fatores desencadeantes de conflitos, agressividade, violência. Adquirir ferramentas para educar
crianças e adolescentes é imprescindível para torná-los felizes, sociáveis e empreendedores.

III - “Cyberbullying: como a escola deve orientar os jovens para a convivênciadigital?”

Release: A ausência de orientação para o uso ético e responsável das ferramentas tecnológicas
tem colaborado para o aumento de abusos e crimes praticados por crianças e adolescentes, no
mundo virtual. Qual o papel que a escola deve desempenhar para prevenir e proteger os jovens
do cyberbullying? Como orientar a família?

IV - “Estratégias psicopedagógicas de educação para a paz”

Release: A crise ou ausência de valores humanos tem conduzido o homem ao caminho da
intolerância, do preconceito, do desrespeito, da violência. Neste contexto, a educação para a paz
tem emergido como sentido da humanidade e da finalidade da educação. Desenvolver estratégias
psicopedagógicas que envolvam a comunidade escolar é iniciativa imprescindível para o
caminho da paz.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;